terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Atentado contra as Torres Gémeas em Nova Iorque


No dia 11 de Setembro de 2001 (terça-feira), encontrava-me no Centro de Formação Profissional de Alverca, a realizar os testes psicotécnicos para a aprovação no curso de refrigeração.
Ao sair do Centro, deparei-me com diversas pessoas na paragem do autocarro a comentar qualquer coisa sobre o embate de aviões, mas não pareciam estar muito certas do que se tratava, pois estavam um pouco nervosas e até agitadas.
Quando cheguei a casa, logo percebi que era algo de muito grave, pois além de a minha mãe comentar comigo, também me alertou para ver o que se passava na televisão, pois estava a dar em todos os canais a mesma coisa.
Depois de observar os dois aviões chocarem contra as torres e ouvir os “gritos” de dor de todas as vítimas, apercebi-me um pouco do que se estava acontecer, e reforço o pouco pois é completamente incrível o que se estava a passar, pois só tinha na mente as pessoas desesperadas à procura dos familiares, a chorarem, a gritarem e cercadas de fumo e poeira.
Fiquei impressionado com as operações de salvamento levado acabo por todos os bombeiros e policias que tinham subido às torres para ajudar todos os que ainda sobreviviam, mas perante aquele aparato era extremamente complicado um ser humano salvar outro e por vezes não conseguir, pois além da dificuldade de chegar aos andares era o sistema emocional que se ressentia dentro de cada um.
A maior parte das vítimas encontravam-se no seu trabalho quando tudo começou, mal elas sabiam que seria o último dia das suas vidas, pois nunca iriam pensar ver um avião direccionado para a torre onde se encontravam, deveria ter sido uma imagem avassaladora e inexplicável, muitas delas com o completo desespero, acabaram por atirar-se da janela, pois não viam outra saída.
Ao deparar-me com tudo isto só queria pensar que fosse uma montagem televisiva ou algo assim do género, pois nem queria acreditar no imenso desespero sentido em toda a parte do mundo.
Um acontecimento destes faz alertar cada vez mais para uma vida mais serena e sincera, pois vivemos num ambiente em constante sobressalto, deparando-nos com diversas dificuldades, no qual nos fazem ficar ainda mais fortes, mas para isso é pena que para vencer, uns tem que sofrer.
A vida das famílias que perderam os filhos, irmãos, pais, mães, amigos tomaram de certeza um rumo diferente, pois infelizmente aquelas imagens ficarão na memória de todos os que assistiram e sentiram o trágico ataque.
Os Estados Unidos ficaram afectados a nível económico, pois tiveram de investir na reconstrução do que ficou destruído, pois com o desmoronamento das Torres Gémeas, foram alastrados outros edifícios ao seu redor, será uma cidade marcada para sempre pelo terrorismo.
Todos os países ficaram afectados com toda esta situação, uns mais cedo outros mais tarde, pois se o país com mais potência do mundo ficou lesado, todos os outros vêm por acréscimo, é um género de círculo vicioso.
A partir do 11 de Setembro de 2001 o mundo sofreu muitas mudanças, a crise económica instalou-se e cada vez mais em força isto poderá se confirmar no grande desemprego mundial, encerramento de muitas fábricas, aumento de todos os bens e serviços como os combustíveis, alimentos, bens de primeira necessidade, tudo consequência de uma guerra que não se saberá se terá fim dia a dia todos lutamos por um bom futuro, para que venham consigam ter algo de bom, mas é complicado gerir um mundo onde, grandes interesses ultrapassem o essencial.
As medidas de segurança passaram a ser uma questão fundamental, tendo assim um maior controlo nas entradas e saídas do país, controlo no espaço aéreo e terrestre, e a criação de equipas especializadas capazes de actuar rapidamente para ajudar qualquer país em caso de necessidade.
Mesmo com as medidas tomadas o mundo ficou de tal forma fragilizado com a situação, que todos temem um atentado. Basta um deslize para que a tenebrosa data 11 de Setembro seja um preponderante nas nossas vidas.




Sem comentários:

Enviar um comentário